top of page

ESTRATÉGIAS  E METODOLOGIA

 

Esse projeto foi idealizado para ser desenvolvido inicialmente na Escola de Estadual de Ensino Profissional Maria Giselda Teixeira, em Palmácia, como parte integrante do currículo dos estudantes do segundo ano do Ensino Médio, através da disciplina Projeto Interdisciplinar.

Tem como estratégias de desenvolvimento, principalmente, a realização de oficinas de inglês, apresentações artísticas, rodas de conversação, produção de vídeos na língua alvo, interação promotora com nativos e outros estudantes.

 

Oficinas de formação

 

As oficinas de língua ocorrem todas as terças-feiras no horário destinado ao projeto ou em horários definidos para oficinas para os demais alunos da escola ou da comunidade. As primeiras foram estruturadas com a premissa de que os alunos desenvolvem melhor o aprendizado da língua estrangeira com o uso de atividades lúdicas, tais como jogos de tabuleiros, diálogos, conversação, vídeos, músicas. Os temas trabalhos nas oficinas encontram-se detalhados nos anexos e no caderno de campo.

 

Multiplicação de conhecimento

Além das oficinas de formação ministradas pelo professor orientador, os alunos do projeto desenvolvem também ações paralelas de cunho prático e de compartilhamento de conhecimentos e experiências. Essas oficinas contam com a elaboração de material didático-lúdico, através do qual são repassados os estudos da língua; criação de vídeos na língua-alvo; elaboração de atividades lúdicas para crianças da comunidade. Essas oficinas se tornarão futuramente no NACLI.

A multiplicação se dará também através de um curso online com tutoria dos próprios estudantes.

 

Núcleo de Aprendizagem Cooperativa de Língua Inglesa – NACLI

Como forma de solidificar o projeto e suas ações, será criado na escola o Núcleo de Aprendizagem Cooperativa de Língua Inglesa, o qual contará com a participação dos jovens do projeto atuando como monitores dessa língua e atendendo a comunidade escolar e a outras escolas dos municípios participantes do consórcio da Escola Profissional em questão. As atividades de Aprendizagem Cooperativa vão ocorrer em horários e dias fora do horário escolar, tais como intervalos, após a aula, sábados, etc. Os locais poderão ser a própria escola ou escolas parceiras, bem como espaços cedidos por entidades da(s) cidade(s).

Essas atividades contarão com a metodologia da aprendizagem cooperativa, mesclando diversas atividades lúdicas. Terá como público-alvo, inicialmente, crianças e adolescentes.

 

Intercâmbios

O projeto conta com a parceria do PRECE, cuja sede fica em Cipó, Pentecostes. A partir dessa parceria, foi possível participar de um fim de semana de imersão com norte-americanos, no qual os alunos participaram de oficinas de língua e de esportes, bem como compartilhamento de vivências culturais. Dessa forma, está previsto também um intercâmbio linguístico-cultural promovido entre a escola americana Pace Academy (Atlanta, Georgia, Estados Unidos) e o projeto em questão. Nesse intercâmbio, serão propostas atividades de compartilhamento de conhecimentos linguísticos e culturais na escola americana em questão. Na escola em questão, os alunos brasileiros terão momentos de interação em atividades propostas pela escola através de uma programação específica.

 

Produção audiovisual

Como atividade prática do projeto, também serão produzidos curta-metragens na língua-alvo. Essa produção envolve a escolha do tema, escrita do roteiro, ensaios e treinos de pronúncia, bem como filmagem, edição e lançamento dos vídeos. 

Além dos filmes curtos com histórias do cotidiano escolar, será elaborado um vídeo-documentário que traduza a essência do projeto e das atividades desenvolvidas. Esse último será utilizado como vídeo institucional.

Todas as produções audiovisuais serão postadas no canal do projeto no Youtube[1] e neste website.

Já foram produzidos três vídeos da seção "English Drops", nos quais são dadas dicas de pronúncia.

[1] https://www.youtube.com/channel/UCr2oMF3b2JdXNIhTAc_OcVA (Canal do Youtube)

Construção de jogos educativos com materiais reciclável​

Para que as oficinas de compartilhamento aconteçam, é necessário que se construam materiais didáticos, tais como jogos, cartas de conversação, jogos de tabuleiro, etc. Para tanto, os próprios estudantes do projeto fabricam jogos com livros, revistas, e objetos recicláveis.

bottom of page