OBJETIVOS
GERAL
Desenvolver a habilidade comunicativa na língua inglês por meio da aprendizagem cooperativa e da ludicidade.
ESPECÍFICOS
-
Conhecer as estratégias de aprendizagem cooperativa (AC);
-
Estudar os aspectos da pronúncia da língua inglesa, através da prática do estudo fonético dos sons;
-
Disseminar com a comunidade, por meio da AC, os conhecimentos das línguas inglesa aprendidos nas oficinas;
-
Fomentar a produção de audiovisuais em língua inglesa, tais como documentários, curta-metragens, animações, etc.
-
Desenvolver a habilidade oral através de atividades lúdicas, como jogos, vídeos, canções, diálogos, audiovisuais, etc.;
-
Usar a abordagem comunicativa como metodologia de ensino, através de atividades de input (vocabulário e aspectos estruturais), processamento (prática controlada) e output (exposição oral de situações na língua alvo)
-
Desenvolver as habilidades sociais que estão inseridas no processo de aprendizagem cooperativa;
-
Promover intercâmbio com nativos da língua inglesa e outros estudantes de outras cidades, estados e países;
-
Criar o Núcleo de Aprendizagem Cooperativa de Língua Inglesa (NACLI).

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
IMPACTOS
Espera-se que com o desenvolvimento das atividades propostas por esse projeto, os alunos participantes tenham desenvolvido maior apreço pelo aprendizado da língua inglesa, além de terem desenvolvido seus conhecimentos linguísticos e cooperativos.
Com a disseminação das práticas cooperativas com a comunidade, espera-se uma valorização maior da aprendizagem cooperativa pela comunidade acadêmica, bem como a maior proliferação dos conhecimentos da língua inglesa.
A partir do desenvolvimento da aprendizagem cooperativa por meio desse projeto, espera-se que haja maiores esforços para conseguir um bom desempenho, que inclui rendimento mais elevado e uma maior produtividade por parte de todos os alunos, além de uma maior possiblidade de retenção a longo prazo, motivação intrínseca, mais tempo dedicado às tarefas. Além disso, espera-se que sejam desenvolvidas relações mais positivas entre os alunos e maior saúde mental, o que inclui fortalecimento da integração, autoestima e capacidade para enfrentar adversidades e tensões.
Acredita-se que ao final do projeto, as atividades lúdicas terão possibilitado uma mudança na motivação dos estudantes para o aprendizado cooperativo de uma língua estrangeira, em especial a língua inglesa.
Com os intercâmbios realizados durante o projeto, almeja-se que os alunos saiam do Ensino Médio com uma maior possibilidade de integração no mercado de trabalho com habilidades linguísticas, motivacionais e cooperativas bem desenvolvidas, uma vez que terão a possibilidade de conviver com pessoas de culturas diferentes.
