RELEVÂNCIA
Atualmente, os métodos tradicionais de ensino que possuem foco no ensino e não na aprendizagem estão sendo substituídos por metodologias que tenham o aluno como centro do processo. A aprendizagem cooperativa traz em sua essência a centralização de toda a aula no aprendizado e no aluno. Além disso, a ludicidade traz em sua essência a motivação para o desenvolvimento, uma vez que, segundo Bispo (2009, p. 15)
A motivação é peça chave da aprendizagem, pois desenvolvida pelo educador nas aulas, possibilita impulsionar o educando a alcançar os objetivos propostos pela escola de maneira significativa, principalmente com atividades lúdicas. As práticas lúdicas possuem relevâncias plausíveis, pois possibilitam discussões importantes à docência no que tange ao aprender com sentido para o educando e o educador.
Nesse cenário de necessidade de novas práticas que possibilitem não só o ensino, mas, principalmente, a aprendizagem, esse projeto vem contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas na língua inglesa e de desenvolvimento das habilidades de aprendizagem cooperativa e solidária. Através de seu enfoque na ludicidade, o projeto busca motivar os alunos para superar as dificuldades na aprendizagem da língua inglesa.
Esse projeto evidencia sua importância também pelo fato de possibilitar à comunidade escolar uma interação positiva e promotora na produção de conhecimento quando se propõem o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos. Além do mais, com a criação do NACLI, toda a comunidade extraescolar poderá ter acesso a um programa de compartilhamento de conhecimentos da língua inglesa.
A produção audiovisual contribui para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos, uma vez que, para se obter o produto final, os alunos devem desenvolver bem o conhecimento de vocabulário e de pronúncia.
O projeto em questão também busca garantir aos alunos experiências de intercâmbios culturais, sejam com nativos de língua inglesa, ou com outros estudantes, de outras cidades, estados ou países. A troca de experiências linguísticas e culturais contribuem para a formação humana e acadêmica dos futuros profissionais formados pela escola profissional na qual o projeto está sendo desenvolvido.